Acontece no GACC

Noélia: Enfermeira do GACC curada do câncer

Publicado no dia 29/09/2020 por

“Eu era muito pequena naquele tempo, tinha 3 anos, só que ao crescer eu ouvi muitas pessoas falando que “câncer é uma doença que não tem cura”, me chamavam muito de “a coitadinha”, porque eu estava com a cabeça raspadinha, o pessoal sempre me remetia com pena, a “bichinha”, a “coitadinha”, “não vai sobreviver”, “não vai aguentar””. Esse é o relato de Noélia de Jesus Andrade, 30 anos, curada há mais de 20 anos de um câncer chamado de Retinoblastoma.

Infelizmente essa ainda é a realidade de muitos pacientes, que quando descobrem o câncer, são vistos, por uma parte da sociedade, como uma pessoa digna de pena. Essa pequena parcela parece não saber que o câncer, diagnosticado precocemente, tem 80% de possibilidade de cura e que o pontapé inicial para o tratamento, além de exames e medicamentos, vem do apoio de amigos e parentes, com palavras de fé, força, solidariedade e compaixão, sem causar nenhum tipo de constrangimento ao paciente.

Noélia começou seu tratamento aos 3 anos de idade, e os momentos mais difíceis que ela lembra eram as aplicações de quimioterapia no leito do hospital. “No tempo que eu estava tomando quimioterapia eu tinha muita reação, vomitava bastante, me sentia muito mal”, conta ela. Foram 3 anos de tratamento com o apoio dos familiares, médicos, amigos que nunca a abandonaram.

Após o tratamento, Noélia iniciou seus estudos, completou toda a fase do colegial, prestou vestibular para enfermagem, formou-se e hoje atua como enfermeira na instituição que a acolheu durante o tratamento. “Eu sou bastante grata por Deus ter me dado essa oportunidade, primeiramente de viver e de seguir o caminho da área de saúde, que eu sempre quis, e pode até ter influenciado a minha relação já que eu tive muito contato com hospital, tive muitas pessoas que cuidaram de mim, e quando eu escolhi a enfermagem eu queria isso pra minha vida: cuidar das pessoas como eu fui cuidada naquele tempo. E isso é muito gratificante pra mim, estar aqui no GACC hoje, e poder cuidar das crianças que estão passando o que um dia eu passei”.

Noélia ainda deixa uma mensagem de apoio a todas as pessoas que passam pelo tratamento de um câncer, uma realidade a qual ela já vivenciou como uma paciente oncológica: “a gente sabe que não é uma doença fácil, é tudo novo pra você, sua cabeça tá um turbilhão de sentimentos, você ainda não digeriu tudo. Mas eu estou aqui, nós estamos aqui, pra dar forças a você, pra você continuar seu tratamento, fazer o que for preciso e sair vencedor dessa batalha”.

Casa de Apoio Alegria e Esperança

Av. Desembargador Maynard, 654 - Cirurgia
Fone: (79) 3211-5642 / (79) 99146-4544

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta das 07h às 18h.
Sábado das 07:00h às 12:00h

Bazar GACC

Av. Desembargador Maynard, 590 - Cirurgia
Fone: (79) 3214- 9513 / 98172-9409

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Terça a Sexta das 09h às 11h30 e 14h às 17h30

Anexo GACC

Rua Porto da Folha, 1140 - Cirurgia
Fone: (79) 3216-3737

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta das 08h às 18h.
Sábado das 08:00h às 12:00h