Acontece no GACC

Árvore dos Sonhos: escolha uma carta e apadrinhe uma criança

Publicado no dia 19/11/2019 por

Natal é o tempo de solidariedade que desperta os melhores sentimentos entre os seres humanos. Há 5 anos, o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC) vem trabalhando, neste período de amor e união, a campanha da chamada ‘Árvore dos Sonhos’. Esta é uma iniciativa que consiste no apadrinhamento das mais de 60 crianças que precisam, e hoje são acolhidas pela instituição.

A Árvore dos Sonhos funciona da seguinte forma: os doadores e interessados em ajudar o importante trabalho visitam a sede do GACC, escolhem um nome entre os cartões pendurados na árvore de Natal do grupo - que contém informações sobre o tamanho de uma peça de vestuário, por exemplo -, e podem contribuir, à partir disso, com roupas, brinquedos e calçados para as crianças.

"A questão é que toda a ajuda é bem-vinda. Existe uma carência material, como existe uma carência afetiva, entre outros aspectos. Quando se pergunta sobre o presente de Natal e essas coisas, claro que brinquedo, toda criança, se for para escolher, terá sempre bem-vindo. Mas aí entra também outras necessidades que são conversadas, porque são crianças de famílias carentes", contextualiza Regimari Dias, analista de captação de recursos da instituição.

Com antecedência de alguns meses, o GACC monta a árvore da campanha na sede, e para que funcione, estipula uma data limite de entrega: atualmente, 15 de dezembro. A novidade da vez é a parceria que a ONG conquistou com a empresa Prima Soluções, que deu um exemplo diferente e montou uma árvore na sua própria sede a fim de facilitar a colaboração do seu quadro de funcionários e de seus clientes.

"A abertura para a escolha dos cartões deixa todos à vontade para darem a contribuição que acharem melhor. As pessoas que desejarem podem chegar então à casa de apoio, dar o nome na recepção e dizer a criança que pegaram", explica Regimari.

Há então a oportunidade de conhecer o trabalho do GACC, assim como contribuir de outras formas, como foi o caso da nova parceira. Ainda tem tempo para outras empresas aderirem. É interessante que se tenha uma árvore de Natal própria, a instituição fornece às interessadas as bolinhas com os adesivos para que sejam colocados.

O GACC presta um importante trabalho com assistência para crianças e adolescentes com câncer, assim como às famílias carentes desses jovens. O apoio vai desde o auxílio psicológico e odontológico ao auxílio material. "O acompanhamento psicológico é para estar ajudando nesse momento que é a descoberta do câncer, para a criança e para a família. O serviço social também desenvolve vários projetos de atenção. Há o bazar permanente, as oficinas de artesanato, visitas domiciliares, visitas hospitalares, medicamentos, exames, entrega de cestas básicas", conclui a analista Regimari Dias.

A compreensão do trabalho mantido pelos doadores, colaboradores e voluntários é de que devem ser trabalhados os condicionantes de saúde, como uma boa alimentação, o acesso social à informação e à moradia digna. O bem estar das crianças e dos jovens precisa ter a humanização como norte, indo além da quimioterapia e da radioterapia. 

O doador e a empresa que quiserem ajudar podem tanto estar entregando as doações no dia 15 de dezembro, quanto deixando que o GACC às entregue. É opção participar ou não da festa que ocorrerá no dia 18 seguinte. O telefone de contato da recepção para quem quiser ajudar ou saber mais é o 3211-5642.

Casa de Apoio Alegria e Esperança

Av. Desembargador Maynard, 654 - Cirurgia
Fone: (79) 3211-5642 - 99146-4544

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta das 07h às 18h.
Sábado das 07:00h às 12:00h

Bazar GACC

Av. Desembargador Maynard, 590 - Cirurgia
Fone: (79) 3214- 9513 / 98172-9409


HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Terça a Sexta das 09h às 11h30 e 14h às 17h30

Anexo GACC

Rua Porto da Folha, 1140 - Cirurgia
Fone: (79) 3216-3737



HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta das 08h às 18h.
Sábado das 08:00h às 12:00h

Núcleo Lagarto

Avenida Liberio Monteiro, 353 - Centro - Lagarto/SE
Fone: (79) 99921-9664


HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Apenas por Agendamento