Nesta terça-feira, 17 de abril Dia Mundial da Hemofilia o Grupo de Apoio à Criança com Câncer em Sergipe (Gacc/Se), parabeniza os portadores da doença esclarecendo um pouco mais sobre a referida doença.
Em comemoração ao dia mundial da Hemofilia, organizações em todo mundo planejam ações de conscientização a exemplo da campanha de doação de sangue para celebrar a data. Além disso, a implantação da profilaxia primária (aplicação preventiva do fator de coagulação deficiente no sangue, ou seja, antes da ocorrência de sangramentos) no Brasil em dezembro de 2011, é uma importante conquista para as pessoas portadoras de hemofilia propiciando assim uma vida normal e de melhor qualidade.
Dessa maneira, é de extrema importância que pacientes e familiares façam valer seus direitos à saúde, buscando o tratamento profilático nos Hemocentros do país. Para que dessa forma, as pessoas que possuam esta doença possam desenvolver normalmente suas capacidades físicas, mentais e sociais e assim exercerem perfeitamente as condições de cidadãos.
De acordo com a Federação Brasileira de Hemofilia (FBH) a hemofilia é uma doença hemorrágica, de herança genética, caracterizada por um defeito na circulação sanguínea que pode levar à perda de mobilidade do paciente. Ela se caracteriza pela deficiência quantitativa e/ou qualitativa de Fator VIII (hemofilia A) ou de Fator IX (Hemofilia B).
Fonte: FBH
Copyright © Todos os direitos reservados
Desenvolvido pela IDEIAUP