O projeto Aprender Brincando do Adolescente na Proteção Social Especial do Grupo de Apoio a Crianças com Câncer (GACC) foi selecionado para receber recursos do Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUNDECRIA). O secretário Zezinho Sobral assinou na tarde desta quarta-feira (13), o Termo de Fomento com a Secretaria de Estado da Inclusão Social e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA). Foi liberado R$ 90.859,34 de recursos para o projeto. Outras quatro Organizações da Sociedade Civil (OSC) foram contempladas e receberam no total R$ 650 mil para o desenvolvimento das atividades previstas em cada projeto.
“Fizemos inscrição e ficamos muito felizes com a aprovação do Aprender Brincando. O recurso vai ajudar o GACC a realizar este projeto que é muito importante. Agradecemos a parceria e convidamos todos a acompanhar o andamento”, disse a diretora-presidente, Elenilda Novaes.
A seleção foi feita por meio de edital publicado em maio, com o objetivo de fomentar atividades voltadas para o desenvolvimento de ações nas áreas de promoção e proteção à criança e ao adolescente. Além do GACC, foram contemplados o Centro Integrado Raio de Sol (CIRAS), o Instituto Dom José Brandão de Castro, a Associação Beneficente Santa Terezinha do Menino Jesus e a Sociedade Filarmônica Nossa Senhora da Conceição, conforme explica o secretário Zezinho Sobral.
“São instituições com grandes serviços prestados, com ações que atendem crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade em todo o estado, nas suas diversas funções. É um momento muito importante porque o Estado volta a conveniar com entidades, após o novo marco regulatório e a partir da seleção criteriosa e técnica do Conselho”.
Ainda segundo o gestor, a nova determinação legal possibilita maior participação e transparência. “É algo necessário para que toda a sociedade e os órgãos de controle tenham acesso. O desafio é prestar o serviço, fazer a assistência, incluir o voluntariado, aplicar o recurso público com transparência, com eficiência e atendendo à nova determinação legal”, detalhou Zezinho Sobral.
Zezinho elogiou o trabalho realizado pelo GACC. “Estive com a promotora do Terceiro Setor, Ana Paula, e ela também reconheceu o trabalho realizado. Todos estão de parabéns. Além de acolher a criança, o GACC cuida com medicamentos e até alimentação. Sem alimentação o medicamento não surte efeito e muitas crianças não tem nem o que comer”.
A presidente do CEDCA, Luzijan Aragão, parabenizou os presidentes das entidades pela qualidade dos projetos contemplados. “Vocês vêm num momento muito importante, em que se faz necessária a participação da sociedade junto ao poder público. A gente está muito feliz porque a sociedade civil atendeu o nosso chamado e superou nossas expectativas no que se refere à qualidade dos projetos e, em especial, dos planos de trabalho, que nós iremos acompanhar. Quero parabenizar todos vocês e pontuar que um dos pontos mais positivos é que foram contempladas instituições com alcance em todo o estado”, disse Luzijan.
Copyright © Todos os direitos reservados
Desenvolvido pela IDEIAUP