Na tarde de hoje (01), alunos do 4º período do Curso de Design Gráfico da Universidade Tiradentes (UNIT/Campus II), estiveram na Brinquedoteca do Grupo de Apoio à Criança com Câncer de Sergipe (GACC/SE), onde lançaram o livro GACC Toys, cujo objetivo foi criar personagens aos quais a garotada se identificasse.
A iniciativa de ter o GACC como merecedor deste projeto, foi do professor da disciplina ‘Ilustração’, Valmir Mizo, que relatou tê-lo escolhido, por ter se encantado quando conheceu a instituição. E a ideia central, segundo ele, foi justamente trabalhar esse lado motivacional da criança e a questão do bem estar, até porque lidar com câncer é uma coisa muito complexa, numa sociedade altamente preconceituosa.
Os alunos produziram a revista em quadrinhos com os personagens das crianças, revistas didáticas, para que possam trabalhar o processo psicomotor com recorte e cola, pintura e paper toy (que trabalha outro processo de recorte, onde elas montam um bonequinho).
Mizo explicou que eles não tinham noção do que era uma criança com câncer, e hoje eles têm uma outra ideia. Ele ficou muito feliz pois cada aula que se encontrava com os alunos, percebia a transformação emocional. E à partir do momento que eles iam na instituição e se envolviam com o projeto, sentiu que trabalhou também o lado da humanização.
“Eu consegui tirá-los da Universidade, daquele mundo fechado onde projetos são feitos muitas vezes pra nada, e agora são projetos que estão se solidificando. Inicialmente não é fácil trabalhar um plano como esse, mas está acontecendo e estou muito satisfeito. Fui muito bem recebido aqui na instituição e estou muito feliz por ter dado certo, e a facilidade com que tivemos de trabalhar à vontade para concretizá-lo, superou minhas expectativas. O nosso projeto não foi para mostrar o GACC, até porque as pessoas já sabem qual é o trabalho que desenvolve e sua proposta. Nosso pensamento foi criar um projeto que motivasse as crianças, que elas se vissem naquele papel o personagem de cada um, por isso que estivemos aqui há três meses atrás, para conhecê-las e saber mais de suas preferências. À partir disso, fomos tratando o projeto com base no conhecimento que os alunos tinham em relação ao perfil de cada criança, e assim foi efetivado. Fizemos uma revista em quadrinho, revistas didáticas onde conversamos com a pedagoga e ela foi aprovando as ideias, modificando outras, até que tudo chegou a um processo definitivo, e teve o alcance que queríamos”, declarou o professor.
As crianças ficaram bastante alegres e foram muito receptivas com a equipe da Unit, que coordenados pela pedagoga do “Aprender Brincando”, Maria Izabel, receberam muito carinho dos alunos, que entraram no mundo da imaginação e tornaram-se crianças também.
			
			Copyright © Todos os direitos reservados 
 Desenvolvido pela IDEIAUP