Página Inicial Assistente social fala sobre o Setembro Dourado

Notícias

Assistente social fala sobre o Setembro Dourado

Com a preocupação de alertar sobre a campanha do “Setembro Dourado”, a assistente social do Grupo de Apoio à Criança com Câncer de Sergipe (GACC/SE), Regimari Dias, concedeu entrevista na manhã de hoje (09), às TVs Alese e Aperipê.

As entrevistas foram realizadas na casa de apoio, e Regimari explanou que o “Setembro Dourado” é uma iniciativa da Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC), e tem como principal objetivo, estar sensibilizando a sociedade em geral, quanto à importância do diagnóstico precoce no tratamento infantojuvenil.

Ela explicou que o GACC está desenvolvendo o plano de mídia através das redes sociais e a imprensa em geral, para levar a informação à sociedade e as famílias, quanto à importância de estarem atentos aos sinais do câncer infantojuvenil.

“O lar é onde a criança passa a maior parte do tempo com seus cuidadores. Mas é interessante frisar sobre os sinais. A nossa preocupação é que não basta você analisar se uma criança está com febre constante ou está perdendo peso de forma inesperada, não é bem isso. São sinais que caso persistam, que os pais procurem informações e que as famílias fiquem atentas e procurem um pediatra, ou a rede básica de saúde”, observou Regimari.

A assistente social ainda ressaltou que o GACC atualmente está comportando 68 crianças, não só diagnosticadas com câncer, mas aproximadamente 40% de anemia falciforme e hemofilia, e como no Estado não há instituições que trabalham exclusivamente com esse público, a instituição abriu as portas para atendê-los. Dada a complexidade também desse diagnóstico, que requer uma atenção especial.

Então quais são esses sinais!?

- Dores nos ossos e nas juntas, com ou sem inchaço.

- Vômitos acompanhados de dor de cabeça e diminuição da visão, ou perda do equilíbrio

- Crescimento do olho, podendo estar acompanhado de mancha roxa no local

- Palidez inexplicada

- Febre prolongada de causa não identificada

- Perda de peso

- Manchas Roxas e sangramento pelo corpo sem machucado

- Caroço em qualquer parte do corpo, principalmente na barriga

 

 

publicidade
prêmios