Com um trabalho que não se estende somente às crianças, o Grupo de Apoio à Criança com Câncer de Sergipe (GACC/SE), através do projeto “Lapidar”, prepara as mães de acolhidos com o intuito de ensiná-las um novo meio de trabalho e lazer, por meio da modelagem.
A voluntária, Daniele Ferro, será a nova responsável pelo projeto e garante que essa é uma área que conhece muito bem, pois já lida com artesanato há um bom tempo. “Comecei no projeto “Aprender brincando” com essa técnica, então todos do GACC já conheciam meu trabalho. Como não tinha ninguém na oficina para orientar as mães, resolveram me convidar e eu aceitei”.
O projeto “Lapidar” é um incentivo que resgata as habilidades manuais dessas mães, possibilitando um novo meio de se ganhar dinheiro também, pois além de estarem em contato com o meio das artes, é uma espécie de relaxamento social, onde a inclusão acontece de forma natural e muito espontânea. O projeto além de ensinar modelagens e trabalhos manuais, atua em eventos, captando recursos para a instituição.
Os trabalhos produzidos na oficina acontecem nas tardes das terças, quartas e quintas-feiras, no Bazar do GACC, que fica próximo à casa de apoio, onde tudo é acompanhado com muito zelo.
Segundo Daniele, o artesanato além de ser uma distração, pode gerar renda, contribui para criação de novas peças, sendo um aprendizado cultural que tem um diferencial significativo. “Minha intenção é que elas realizem esse trabalho, dando continuidade à vida delas em todos os sentidos, aliviando assim, o peso da doença dos filhos, espairecendo um pouco nessas tardes.”
De acordo com uma das mães dos assistidos, Jokasta Conceição, é uma satisfação muito grande poder participar dessas oficinas de arte, e declarou que a experiência de modelagem e auxílios prestados pelo GACC é uma maravilha. “Estou muito feliz. A gente aprende a costurar, fazer artesanato e bijuterias, e claro que pretendo vender futuramente”.
Copyright © Todos os direitos reservados
Desenvolvido pela IDEIAUP