Página Inicial Crianças do GACC participam de Festa de Natal na Oncologia do HUSE

Notícias

Crianças do GACC participam de Festa de Natal na Oncologia do HUSE

Na manhã de hoje (17), foi realizada a Festa de Natal na oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), que iniciou com uma missa, depois apresentação de um coral e logo após, distribuição de lanches para as crianças.

O Grupo de Apoio à Criança com Câncer de Sergipe (GACC/SE), esteve presente em mais um evento que tem tanta importância na vida daqueles que lutam por mais um segundo de vida e reagem tão bem, à qualquer momento que leve alegria para eles.

Um fato marcante durante toda a manhã, foi a presença de viaturas e motos da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que encantaram as crianças, onde algumas delas, nem queriam sair do local.

O responsável por essa alegria foi o diretor financeiro da PRF, Gabriel Melo, que realizou a ação através do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais no Estado de Sergipe (SINPRF/SE), com o aval da PRF. E juntamente aos demais policiais que ali estavam, estiveram na oncologia e presentearam os que não podiam sair de seus leitos.

Gabriel relatou que essa ideia, foi um ato somado à confraternização de final de ano, onde eles doaram brinquedos para as crianças da oncologia, através da parceria com o GACC. E além da distribuição dos presentes, proporcionaram uma manhã diferente para as crianças.

“Trouxemos as motocicletas e viaturas para as crianças conhecerem como funcionam, e deixamos elas manusearem os rádios, para que eles brincassem um pouquinho de ser um PRF e assim, saberem um pouco da nossa instituição. Tudo como uma forma de tornar a manhã mais agradável para elas”, declarou o diretor.

O médico oncologista Anselmo Mariano ressaltou que é um momento gratificante, onde as crianças anseiam pela chegada do Papai Noel e esquecem um pouco o tratamento delas, ganhando um pouco mais de felicidade.

O Secretário de Estado da Saúde de Sergipe, José Sobral, declarou que o GACC é sempre um grande parceiro de todas as ações da oncologia, e com relação às crianças, exerce um trabalho admirável, por ser um momento de humanização, que é importantíssimo para o tratamento. “As crianças se sentem bem, têm uma reação positiva, reagindo melhor ao medicamento e ao sofrimento também. É um momento de confraternização, mas extraordinário no tratamento. Essa iniciativa do GACC em trazer a PRF aqui, foi formidável, pois percebemos que são gente que tem sensibilidade, disposição e altruísmo para realizar um trabalho como esse”.

O senhor José Amilton, que é pai do acolhido do GACC Maciel, que já está curado e terminando o período de controle da doença, que é de cinco anos, observou que é muito bonito o trabalho que o GACC realiza. “Fico feliz em ver meu filho curado e feliz. Quero que todos os pais tenham esse sentimento igual ao meu. Vou sentir muita falta dessa casa de apoio que tanto bem nos faz. Mas sempre que eu puder, estarei passeando por lá”.

Encantados com a presença do Papai Noel, figura que representa o espírito natalino e desperta a imaginação, a criançada ficou muito contente ao ver o personagem de perto e recebendo presentes das mãos dele e da voluntária da instituição, Solange Rocha, que estava vestida de Mamãe Noel.

Para a coordenadora do Centro de Oncologia do HUSE, Meire Jane Souza, cada ano é ainda mais forte o sentimento de gratidão. “Percebo que muita gente ainda tem o espírito de solidariedade.  Esses momentos só acontecem por causa disso, pois através da doação, doam não só financeiramente, mas de coração também. E esse amor no período de natal é bem nítido. Gostaria que fosse o ano todo, mas é espetacular ver uma festa nessa proporção, em que não só as casas de apoio colaboram, mas também os médicos, profissionais de um modo geral, e muitos amigos”.  

A dona de casa Cleide Viana, que é mãe de lohany (outra acolhida do GACC), relatou que o sentimento que define a instituição, é o de amor. “É algo inexplicável. A cada festinha que a gente participa, vemos a comoção das pessoas e a solidariedade com as crianças. Costumo dizer que o GACC não é só uma casa de apoio, mas que é a minha segunda família. Me sinto muito bem lá”.  

publicidade
prêmios