Página Inicial GACC promove Café da Manhã à imprensa no “Dia de Doar”

Notícias

GACC promove Café da Manhã à imprensa no “Dia de Doar”

Na manhã de hoje (01), foi realizado um café da manhã para a imprensa, na Sociedade Semear, onde a gerente geral do Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC/SE), Ulla Ribeiro, explicou sobre o “Dia de Doar”, que é uma campanha global que começou em 2012 nos Estados Unidos com o nome de “GivingTuesday”, e hoje já é realizado em mais de 80 países. E no Brasil, desde 2013 é comemorado com esse chamamento, despertando a cultura de DOAR na sociedade.

Na solenidade, representantes das escolas particulares que participaram da “I Gincana Solidária de Mão Dadas Com a Escola”, uma competição que reuniu cinco Escolas Particulares da capital, e juntas, arrecadaram fundos para construção da sede do Gacc, conferiram o resultado da apuração de doações, que teve como campeão o Colégio Arquidiocesano. 

Mas o evento contou com vários momentos especiais, um deles foi a doação de cabelo da pequena Bruna Rosendo, de 9 anos de idade, que teve a ideia de realizar um bazar na rua onde mora, destinando a renda para o GACC. Além disso, ela cortou o cabelo e fez a doação para confecção de peruca para pacientes com câncer.

Bruna revelou que a ideia surgiu, depois que viu a mãe arrumando umas roupas que seriam doadas, e ao invés disso, ela vendeu tudo no bazar para doar o dinheiro à casa de apoio. Ressaltou também, que pensou em cortar o cabelo, quando sua genitora disse que estava muito grande, e ela não pensou duas vezes, decidindo que iria cortar e doar o mais rápido possível. 

O cabelereiro do Democrata Centro de Beleza, Uadson Tolentino, que cortou os cabelos da menina, revelou que o ato de Bruna foi muito bom, pois segundo ele, as pessoas precisam ter a prática de fazer o bem sem olhar a quem, e se doar para as pessoas. “É disso que o mundo precisa, de pessoas solidárias, que estejam dispostas a ajudar o ser humano”.

O diretor do Amadeus, Renir Damasceno, descreveu que essa cultura do ‘solidarismo’ e do ‘voluntarismo’ nas escolas, é algo comum em outras sociedades, e que precisam ser mais motivadas dentro do âmbito diário do ser humano.

Refletiu que a solidariedade é um legado que se pode deixar para gerações futuras, e que o papel de educadores, não é apenas da transmissão de cognição dos conhecimentos acadêmicos, mas é também obrigação de todos, fazer com que os próprios alunos, criem uma sociedade que se preocupe cada vez mais com um bem comum.

“Parabéns à todos os alunos envolvidos nesta causa, parabéns a equipe do GACC, e já estamos marcando para o ano que vem, multiplicar ainda mais nossos esforços, para ver essa conquista de vocês, que é a construção da sede materializada”, concluiu Renir.

O vice-diretor pedagógico do Colégio Arquidiocesano, André Pestana, declarou que a escola acha admirável que a consciência cidadã seja multiplicada. “Nós pregamos uma sociedade igualitária, por isso buscamos agir sempre de acordo com os preceitos morais e solidários.   Então, para nós é um momento de extrema alegria, estarmos aqui diante dessas crianças, que se somaram a esse ato. Agradeço a todos, mas em especial, a assistente social Joelma, que tornou tudo possível pelo seu empenho, se motivou e movimentou internamente as crianças e adolescentes à participarem com afinco, deste projeto. Ano que vem, estaremos participando de novo, com mais entusiasmo”.

O gerente de marketing do Colégio Master, Ricardo Brito, parabenizou a entidade pela criatividade de tantas ações, e avaliou que o GACC desempenha um trabalho fantástico, sendo um exemplo para a sociedade.

“É uma honra, não só para mim, mas para todos que estão fazendo parte desse momento. Não tenho dúvidas que essa campanha vai crescer ainda mais, e espero que mais escolas estejam se somando a nós, para juntos, realizarmos esse trabalho com vocês. Parabenizo aos jovens que doaram e que lá na frente, vejamos o sonho concretizado, independentemente de cor, independentemente de bandeira, mas acima de tudo pela causa do GACC”, expôs Ricardo.

A diretora do Colégio Americano Batista, Rosemeire Marinho, destacou que participar desta campanha foi uma grande satisfação, pois reconhece a importância que o GACC apresenta para a sociedade.

“É lindo o trabalho que é desenvolvido por essas equipes, num acolhimento de tantas famílias que possuem entes, acometidos pelo câncer. Nós sabemos que esse amparo que o GACC presta à todas as pessoas enfermas, é muito importante. Por isso, estão em busca de construir uma sede, no intuito de acolher muito mais pessoas.  Para nós, foi uma alegria participar dessa campanha, pois como dizemos lá em nossa escola, somos fortes quando estamos juntos”, refletiu Rosemeire.

A coordenadora pedagógica do Pequeno Líder, Magda Oliveira, ressaltou que finalizar o ano 2015, com essa linda campanha foi maravilhoso, tanto para as crianças, professores e diretores, que ficaram bastante envolvidos com a causa.

A Diretora Presidente do GACC, Elenilda Novaes, avaliou a ação realizada como positiva, e enfatizou que esse foi um marco para outras campanhas que ainda estão por vir, para ajudar na construção da sede. “Quem participou da Gincana pôde perceber que tivemos boa intenção. Todas as escolas nos receberam bem e tenho certeza de que ano que vem, a campanha será bem melhor”.

Outro momento da manhã festiva, foi a doação de quadros pintados por alunos do Colégio Estadual Dom Luciano José Cabral Duarte, cuja venda será revertida à instituição.

A aluna do 3º ano, Ana Luisa, que representou o colégio junto com mais três colegas de sala, comentou que a intenção da professora de Artes, Edna Rocha, era justamente de fazer doação dos quadros para instituições sem fins lucrativos, e doou para o GACC, no intuito de angariar custos para a construção da sede.

“Ajudar crianças a terem a própria sede é uma satisfação imensa. É uma motivação muito grande ver o sorriso daquelas crianças, isso era o mínimo que poderíamos fazer”, desabafou Ana Luisa.

O Diretor Presidente da Sociedade Semear, Carlinhos Britto, que sempre cede o local para atividades que o GACC precise desenvolver, aproveitou a ocasião e também cortou o cabelo, afirmando que este ato é um gesto simbólico, pois o que vale mesmo é doar de coração.

“Obviamente que quando vivemos num mundo de imagens, o registro da doação é importante e se torna uma referência, mas o fundamental é que se doe de coração, aquilo que ninguém precise saber o que está sendo doado. Devemos dar, sem nenhuma pretensão de receber em troca, como dizia São Francisco de Assis, numa oração que é atribuída à ele, ‘pois é dando que se recebe’. Essa é a nossa missão aqui na terra. Doar, doar e doar”, concluiu Carlinhos.

A gerente financeira da ProSigns, Karla Oliveira, esteve presente no evento e declarou que a empresa se sente muito feliz em poder fazer parte deste projeto, que é uma realização para todos os amigos e parceiros do GACC.

 

Quem tirou fotos durante o evento, pode marcar as fotos com #gaccsergipe #diadedoar e #todosjuntospelogacc

publicidade
prêmios