Com intuito de beneficiar crianças, adolescentes e até adultos com prática de saúde bucal o cirurgião dentista Cássio de Melo, veio a Aracaju para realizar o Programa “Sorrindo com a Ford”, que através de indicação da analista em captação de recursos Mari Dias, do Grupo de Apoio à Criança com Câncer de Sergipe (GACC/SE) em parceria com a Cimavel, beneficiaram pessoas do assentamento Santa Maria, na manhã de hoje (12) no Bairro Siqueira Campos.
O Projeto Sorrindo com a Ford é um programa que promove a saúde bucal e atende gratuitamente caminhoneiros e comunidades carentes de todo o Brasil. Idealizado pelo cirurgião dentista Cássio de Melo e patrocinado pela Ford Caminhões, o programa teve início dia 10 de abril de 2000 e os procedimentos como consultas, profilaxias, restaurações, são feitos no famoso Odontomóvel (num caminhão Ford Cargo 816).
Para o criador e coordenador do programa Dr. Cássio de Melo, a ideia de concretizar o projeto ao qual ele criou foi devido a uma visita numa favela onde as crianças não tinham informação em relação à saúde bucal, refletindo assim, em toda população brasileira, pois segundo ele, o brasileiro não possui o hábito de fazer a higienização correta dos dentes.
Explicou ainda que, o projeto integra a política de sustentabilidade da montadora e que suas ações ocorrem através de feira e eventos em todo país, e trouxeram a ação para Aracaju, para atender empresas parceiras e comunidades carentes também.
“Através do projeto em que viajo pelo Brasil a gente foi perceber o quanto ainda é falha, essa questão da saúde bucal, o quanto ela é deixada de lado. Então, a gente se sensibiliza muito com a situação não só das crianças, mas com adultos que não tiveram a oportunidade dentro de um serviço público que não oferece a odontologia adequada. Muito menos particular, que as pessoas não tem condições de pagar por um plano, então quando a gente tem a possibilidade de realizar um trabalho social desse, em prol de alguém mais carente do que a gente, é uma recompensa sem fim. Costumo dizer que o maior necessitado sou eu, e eles são um passaporte para resgatar, tudo aquilo que a gente fez de errado para trás. É uma oportunidade única de trabalhar e receber tanto carinho dessas comunidades, e para mim isso é fantástico”.
A analista Mari Dias ressaltou que o local escolhido para a ação ser desenvolvida, foi sugestão de uma voluntária da instituição, e após visita ao assentamento, percebeu que realmente existia uma grande necessidade de ajuda para aquela comunidade, daí ela fez o contato com a Cimavel, que é uma empresa parceira do GACC e juntos, firmaram o compromisso.
“O que mais me deixou admirada foi a receptividade em relação aos grupos que chegam para desenvolver ações desse tipo no local. O carinho que expressaram é algo muito bom de se ver. A ação foi superpositiva, e proporcionar mesmo que por alguns instantes, momentos como este, faz toda diferença para a vida da criança e de cada família”, concluiu Mari.
A casa de apoio colaborou com a participação do Super GACC na ação, que fez a entrega de presentes para as crianças do assentamento, onde o personagem posou para fotografias, alegrando e entretendo-as, numa manhã de pura alegria e sorrisos.
O coordenador do Movimento Sem Teto de Sergipe, José Bispo, sentiu-se bastante feliz e refletiu que só tem a agradecer ao GACC e a Cimavel, pela alegria e atenção dadas à todas as crianças e adolescentes que residem no local. "Só tenho a dizer que nossas portas sempre estarão abertas, seja para qualquer tipo de ajuda, pois dificilmente alguém nos abre portas, dessa maneira que vocês fizeram. Agradeço de coração”.
Copyright © Todos os direitos reservados
Desenvolvido pela IDEIAUP