Página Inicial Funcionários do GACC aderem à Campanha Novembro Azul

Notícias

Funcionários do GACC aderem à Campanha Novembro Azul

A Campanha Novembro Azul foi idealizada para orientar a classe masculina sobre cuidar melhor da saúde e a prevenção do câncer de próstata, que é diagnosticado com um simples exame de toque retal.

De acordo com especialistas, homens a partir dos 40 anos de idade já precisam ficar mais atentos, mesmo antes de aparecerem alguns sintomas mais ligados à doença, como aumento da frequência da urina, dificuldade para urinar, ou mesmo, observar se há presença de sangue nela. Como parte da prevenção, além da consulta e do exame clínico de toque retal, os homens precisam fazer ultrassom da próstata e exames de sangue.

Sobre o Câncer de Próstata

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, de forma e tamanho semelhantes a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais é produzir esperma.

Estatísticas

O câncer de próstata é o tumor mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas dos tumores de pele, e o sexto tipo mais comum no mundo segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

A cada seis homens, um é portador da doença. A estimativa do INCA é de que, por ano, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, um caso a cada 7,6 minutos.

O supervisor de telemarketing do Grupo de Apoio à Criança com Câncer de Sergipe (GACC/SE), Marcos Prata, relatou que esse tema é um tabu entre os homens, mas por trabalhar numa causa que defende a cura do câncer, frisou que qualquer ação de combate à doença é muito importante.

“Esse tabu tem que ser quebrado e com certeza quando chegar na idade de fazer o exame, farei sem sombra de dúvida. É puro preconceito aqueles que não fazem, e quando chega mais à frente e aí? A doença está lá, já generalizada e logo em seguida, vem a morte. Então se você quebra esse tabu, você tem como resolver precocemente esse problema. Os homens não podem ter medo e precisam se prevenir, porque melhor agora, do que mais na frente sofrer as consequências”, declarou Marcos.

O supervisor de comunicação, Fred Gomes, salientou que a campanha é uma forma de conscientizar os homens a cuidarem de própria saúde, principalmente sobre a realização do exame. “Hoje em dia o câncer de próstata vem aumentando, e isso é uma realidade em nosso país, por isso, os homens devem acabar com a questão do preconceito e machismo. Precisam saber que a saúde e a vida, estão acima de tudo isso, pois é um mês importante para a nossa qualidade de vida”.

publicidade
prêmios