No último dia 04, a Promotoria dos Direitos à Saúde do Ministério Público do Estado de Sergipe intimou a Secretaria de Saúde do Município a realizar em caráter de urgência a cirurgia de Iasmyn Vitória, 5 anos, que apresenta pedras na vesícula. A intimação ocorreu após o encaminhamento de ofício pelo Grupo de Apoio a Criança com Câncer de Sergipe ao Ministério Público.
A criança é diagnosticada com Anemia Falciforme e usuária do Gacc/SE desde 2012. Desde outubro do ano passado, mãe e filha estavam na luta pela realização da cirurgia através do sistema público de saúde, que agora ocorrerá no próximo dia 14, no HU.
As dores começaram a aparecer ainda em outubro do ano passado e o diagnóstico foi realizado no Hospital João Alves. Incluída em uma lista de espera que se prolongava ainda mais com a greve dos médicos, mãe e filha aguardavam a realização da cirurgia. Em uma nova crise no início do mês de maio, Iasmyn foi novamente hospitalizada. Segundo Viviane Lima, mãe de Iasmyn, as dores têm sido frequentes. “Ela sente muitas dores todos os dias e os medicamentos não fazem mais efeito”, conta ela.
Diante da falta de opções, o Gacc/SE deu entrada com o pedido no Ministério Público de Sergipe, que autorizou o internamento para o próximo dia 14, e a cirurgia para o dia 16. “Na hora que o juiz falou que já seria no dia 14, no Hospital Universitário, as lágrimas caíram na hora. Sabe a sensação de alívio? Alívio e ao mesmo tempo nervosismo porque eu sei que ela fazendo essa cirurgia vai melhorar as dores que ela vem sentindo todos os dias, e nervosismo por ser minha única filha e estar sendo internada”, conta Viviane, que apesar de tudo, está feliz com a conquista.
Copyright © Todos os direitos reservados
Desenvolvido pela IDEIAUP