Na manhã desta sexta-feira, 22, em entrevista ao Programa “Em discussão” exibida na TV Alese a Diretora Presidente do Gacc/Se, Ulla Ribeiro, relatou desde o processo de acolhimento ao usuário à ineficiência do poder público relacionado ao tratamento oncológico em Sergipe.
Há exatos treze anos, Ulla e mais quatro pessoas colocavam de pé o Gacc/Se com um objetivo: humanizar o tratamento de crianças e adolescentes com câncer em Sergipe. Hoje, de acordo com a presidente da instituição mais de cinquenta casos de cura e setenta e cinco crianças e adolescentes beneficiadas por projetos encabeçados pela entidade.
Na oportunidade, a presidente ressaltou a importância de políticas públicas para a realização do diagnóstico precoce no combate ao câncer infanto-juvenil. “O diagnóstico precoce é de suma importância para a cura do câncer, é necessário à inserção de políticas públicas para que a sociedade fique alerta e consiga identificar os principais sintomas,” comentou. Além disso, relatou um dos principais obstáculos enfrentados pelos pacientes e casas de apoio que são as lacunas deixadas pelo poder público a exemplo, da falta de medicamentos paliativos, quimioterápicos e de exames específicos para o avanço do tratamento.
Por Marieta Melo
Copyright © Todos os direitos reservados
Desenvolvido pela IDEIAUP