Página Inicial Representantes do Gacc são eleitas conselheiras titulares pelo CEDCA-SE

Notícias

Representantes do Gacc são eleitas conselheiras titulares pelo CEDCA-SE

Na última terça-feira, 30 de abril, a gerente geral e fundadora do Grupo de Apoio à Criança com Câncer de Sergipe (GACC/SE), Ulla Ribeiro, e a gerente de projetos, Regimari Dias, foram empossadas como conselheiras titulares. A cerimônia aconteceu na sede do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (CEDCA), em Aracaju.

 

Desde que assumiu uma cadeira no conselho, a instituição busca garantir os direitos das crianças e adolescentes no estado. Como disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), faz parte das atribuições do Conselho Tutelar, bem como dos membros que o compõem, “atender crianças e adolescentes com direitos violados ou ameaçados”.

 

Em quase 25 anos de atuação, o Gacc busca por meio de projetos e ações, além da prestação de atendimento humanizado aos acolhidos, garantir os direitos das crianças e adolescentes em tratamento oncológico de Sergipe.

 

Em seu artigo 3º, o ECA determina que a criança e o adolescente tenham pleno acesso a todos os direitos fundamentais, para que o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social seja promovido em condições de liberdade e dignidade.

O estatuto também dispõe que os conselheiros tutelares são lideranças comunitárias e, por isso, são escolhidos por votação. Devem possuir ligação direta com a comunidade - bairro, cidade, região - e estar atentos às violações, trabalhando de forma coletiva para alterar a realidade das comunidades.

Para além de Aracaju, a instituição realiza a busca ativa por pacientes na corrida pelo diagnóstico precoce, garantindo, dessa forma, maior celeridade na descoberta, diagnóstico e tratamento do câncer infantojuvenil.

 

Alda Santiago/Jornalista - DRT 0002776/SE

publicidade
Banner CBG
prêmios