Página Inicial Projeto Estrela Guia é destaque no FórumCCNTs

Notícias

Projeto Estrela Guia é destaque no FórumCCNTs

O Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC/SE), participou nesta sexta-feira, 26, do 14º Encontro do FórumCCNTs. Além da presença no encontro, a instituição conta com a participação na exposição de Melhores Projetos Intersetoriais e Multistakeholder para Enfrentamento às Condições Crônicas Não-transmissíveis (CCNTs) no Brasil 2024.

O Projeto ‘Estrela Guia’ foi apresentado pela enfermeira e coordenadora do Gacc Saúde, Noélia Andrade, que representou a instituição na exposição, sediada em São Paulo.

“A participação no FórumCCNTs foi de grande relevância para a visibilidade do projeto Estrela Guia. Haja vista o tanto que é imprescindível o diagnóstico precoce para a incidência de cura. Além disso, a participação no Fórum também possibilitou evidenciar o trabalho da instituição ao longo desses 25 anos, que pautado pela humanização, ressignifica o processo de tratamento oncológico das crianças e adolescentes do estado de Sergipe”, destacou a enfermeira.

Sobre o FórumCCNTs

Anteriormente chamado FórumDCNTs, o FórumCCNTs tem como proposta promover parcerias entre as principais instituições dos setores público, privado e terceiro setor para melhorar o cenário das CCNTs no país. Atualmente, as CCNTs são a causa de mais de 75% das mortes.

Através de plataformas digitais, eventos, projetos, pleitos e suas reuniões semestrais, o Fórum se configura como uma iniciativa contínua, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3.4 e 17 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Sobre o Projeto Estrela Guia

O Projeto Estrela Guia busca promover capacitações direcionadas às equipes da rede pública de saúde, ações de intervenção para as famílias e a sociedade, com foco na informação sobre os sinais do Câncer Infantojuvenil. Dessa forma, o Estrela Guia auxilia na redução do tempo entre o diagnóstico, início do tratamento e o controle da condição.

Após robusto monitoramento, o projeto foi avaliado mensalmente por meio de indicadores - nos quais são verificados o alcance das metas através de instrumentos de verificação - e apresentou como resultados: a capacitação de 843 profissionais de saúde e 277 crianças e adolescentes atendidos e encaminhados para a detecção precoce.

Implantado em Sergipe com o objetivo de promover a identificação precoce do câncer infantojuvenil, o projeto foi executado em vários municípios do estado. A alta incidência de diagnósticos tardios foi a motivação principal para a criação do Estrela Guia. Ao todo, 90% das crianças e adolescentes que chegavam com diagnóstico de câncer, eram encaminhadas com um diagnóstico tardio, principalmente aquelas residentes nos municípios de pequeno porte, acarretando dificuldades no tratamento, maiores custos e incidência de morte, como respaldo da fragilidade das intervenções da Rede de Atenção Básica de Saúde.

 

 

Alda Santiago/Jornalista - DRT 0002776/SE

publicidade
Banner CBG
prêmios