Página Inicial "Fevereiro Roxo e Laranja" promove a conscientização para doenças crônicas

Notícias

"Fevereiro Roxo e Laranja" promove a conscientização para doenças crônicas

Na manhã da última segunda-feira, 26, o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC/SE), participou da sessão especial em alusão à campanha ‘Fevereiro Laranja e Roxo’, de autoria da Deputada Estadual Linda Brasil, no Plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe.

 

Além do Gacc, outras instituições dedicadas ao cuidado, acolhimento e ao apoio de pacientes acometidos pelo Lúpus, Alzheimer, Fibromialgia e Leucemia, estiveram presentes.

 

Acompanharam a sessão a enfermeira do Gacc, Noélia Andrade, a estagiária auxiliar do Espaço Cuidar, Ianca Caroline e a diretora de voluntários, Mari Cechinel. A diretora destaca a importância do debate levantado pela deputada Linda Brasil.

 

“Foram sete convidados, entre médicas, nutricionistas e psicólogas, que falaram sobre os temas trabalhados no Fevereiro Roxo e Laranja. Tive a oportunidade de conhecer pessoalmente a deputada, que conduziu super bem o Plenário, citou e agradeceu as instituições presentes”.

 

Ensejada, Mari convidou a deputada Linda Brasil, que é uma grande defensora das causas voltadas à saúde e doenças invisibilizadas - a exemplo da fibromialgia, para conhecer as instalações do Gacc/SE.

Fevereiro Roxo

A campanha é voltada a três doenças distintas: Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia. Criada em 2014 e apoiada pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM), a iniciativa tem como objetivo conscientizar a população a respeito da importância do diagnóstico precoce.

Fevereiro Laranja

Criada em 2005, pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com apoio da Organização Mundial de Saúde (OMS), a campanha utiliza a cor laranja para chamar a atenção da população para a prevenção, diagnóstico e combate à Leucemia, câncer que acomete as células sanguíneas bastante frequente em crianças e adolescentes.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a Leucemia é o 9º câncer mais comum no sexo masculino e o 11º no feminino e, entre 2023 e 2025, estima-se que o Brasil tenha mais de 11 mil casos da doença por ano.

O Fevereiro Laranja ainda busca conscientizar e incentivar a doação de medula óssea, que possui um lugar de destaque no tratamento dos pacientes que têm o transplante como única chance de cura.

publicidade
prêmios