Representantes do Grupo de Apoio à Criança com Câncer de Sergipe (GACC/SE) participaram do 32º Congresso Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp), realizado nos dias 24 a 27/4, na cidade de Atibaia (SP), considerado o maior evento de saúde filantrópica do Brasil.
Com o tema “Saúde filantrópica: assumindo papel de protagonista, construindo novas políticas”, o evento ofereceu aos mais de 1.300 participantes, mais de 50 palestras, mesas redondas, fóruns e cases práticos e eficientes, que estimularam o trabalho coletivo e a união do setor filantrópico de saúde, além do reforço de ações criativas e efetivas no ramo.
Participaram do 32º Fehosp, a gerente geral do GACC/SE, Ulla Ribeiro, e o gerente de relações institucionais, Fred Gomes, que ressaltou a relevância do congresso. “Foi uma oportunidade de conhecer de perto o trabalho feito pela Santas Casas e Hospitais Filantrópicos e comprovar a importância dessas instituições, que oferecem serviços de assistência à sociedade, por meio de convênios, a exemplo do Sistema Único de Saúde (SUS). São investimentos que trazem melhorias para a saúde pública do país.
O evento 100% presencial contou com a participação de presidentes, provedores, diretores e administradores de hospitais de Santas Casas e hospitais beneficentes, de representantes de instituições de assistência de saúde e social e técnicos de órgãos de saúde municipais e estaduais de todo o país.
O vice-presidente da República Geraldo Alckmin participou do 32º Fehosp e em seu discurso, firmou apoio para o avanço do Projeto de Lei 1.435/2022, que prevê a revisão periódica, em dezembro, da tabela para remuneração de serviços prestados ao Sistema Único de Saúde (SUS).
A tabela em questão não é reajustada há duas décadas, o que impacta na manutenção do atendimento prestado, principalmente pelas Santas Casas e hospitais filantrópicos, que atendem a 50% da média complexidade e 70% da alta complexidade do SUS, intensificando ainda mais a histórica dificuldade financeira enfrentada por essas entidades.
“Saúde é custo e o governo vai fazer esforços para melhorar o financiamento do SUS. A Santa Casa é do povo e temos o dever de ajudar e apoiar. Contem comigo no PL 1435”, completou o vice-presidente Geraldo Alckmin.
Por Tíffany Tavares (Ascom GACC/SE), com informações do Site Fehosp
Copyright © Todos os direitos reservados
Desenvolvido pela IDEIAUP