Página Inicial 8 de março: GACC/SE alerta para os cuidados com a saúde da mulher

Notícias

8 de março: GACC/SE alerta para os cuidados com a saúde da mulher

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março, o Grupo de Apoio à Criança com Câncer de Sergipe (GACC/SE) reforça o importante papel do autocuidado para o bem-estar físico, mental e emocional e alerta em especial, para os cuidados com a saúde do público feminino, de forma preventiva, como observar sintomas e sinais suspeitos de câncer.

É preciso entender que ir regularmente ao médico e a mudança nos hábitos cotidianos fazem toda diferença no cuidado da saúde. Ter uma alimentação saudável, não fumar, praticar atividades físicas são algumas iniciativas que podem ser iniciadas hoje mesmo. Ao tomar esses cuidados, as chances de ter um tumor diminuem.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer é a segunda causa morte natural no Brasil. Essas mortes poderiam ser evitadas. As estatísticas demonstram os cinco (5) tipos de câncer que ocorrem nas mulheres.

O diagnóstico precoce é primordial e um divisor de águas no tratamento. 

Confira abaixo os tipos de câncer mais comuns entre as mulheres e as dicas de prevenção em cada caso.

Mama

Os números aumentam a cada ano e no Brasil muitas mulheres ainda morrem por descobrirem tardiamente a doença.

O autoexame e a mamografia anual depois dos 40 anos são fundamentais para descobrir nódulos em estágios iniciais. 

Sintomas: Nódulos nos seios ou axilas. Dor nas mamas e secreção nos mamilos.

Tireóide

As mulheres são as maiores vítimas: o tumor nessa glândula, que é responsável por controlar diversas funções do metabolismo, é três vezes mais frequente no sexo feminino.

Sintomas: Nódulos na tireoide, que só são detectados com exames de imagem, e rouquidão prolongada podem indicar a presença de tumores.

Cólo de Útero

É o segundo tipo mais frequente entre as brasileiras, sendo o HPV o principal causador, o vírus transmitido principalmente por meio de relações sexuais. Sua detecção é feita pelo papanicolau, exame realizado pelo ginecologista. É necessário realizá-lo todo ano. E a prevenção é simples: vacina contra o vírus e sexo seguro!

Sintomas: Na fase inicial, a mulher pode não sentir nada, por isso o papanicolau é tão importante. Se o câncer já estiver em fase avançada, pode haver sangramento vaginal e dor abdominal.

Cólon e Reto

É curável na maioria dos casos, principalmente se detectado cedo (por exames de fezes e colonoscopia). Mulheres com mais de 50 anos têm maiores chances de desenvolver a doença. Mas não significa que quem é jovem não precisa se cuidar. É indicada dieta rica em frutas, vegetais, cereais e peixes e atividade física ajudam na prevenção.

Sintomas: Procure um médico se tiver diarreia ou prisão de ventre por um período prolongado, dor abdominal ou na região anal e sangue nas fezes.

Pulmão

O câncer de pulmão aumentou muito entre as mulheres e sua causa principal é o tabagismo.

Sintomas: Os mais comuns são tosse que não passa nunca e, em casos mais graves, sangramento pelas vias respiratórias.

FIQUE ATENTA E SE CUIDE!

Ascom GACC/SE, com informações do site do INCA

publicidade
Banner CBG
prêmios