O Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC/SE) realizou na tarde de 16/11, o Projeto Encontro, com palestras de profissionais especialistas na área do direito e da medicina, direcionado para pais e mães de crianças e adolescentes assistidos pela instituição.
O evento aconteceu no auditório da Procuradoria Geral do Estado (PGE), parceira do projeto, promovido pelo GACC/SE, e que nesta edição, com o tema “Anemia Falciforme e Direitos Previdenciários” foi realizado em formato de seminário, com a intervenção da estagiária de serviço social, Michele de Oliveira Ferreira dos Santos e sob a supervisão da assistente social do GACC/SE, Ana Elisa Alves de Jesus.
“O objetivo deste projeto de intervenção é levar conhecimento, agregar ainda mais informações, para os responsáveis dos assistidos pela instituição. Os assuntos abordados foram de grande importância para sanar dúvidas sobre a anemia falciforme, tema pouco abordado na sociedade, além dos direitos previdenciários. Tivemos a participação de 55 mães de assistidos”, explicou Michele Santos.
Na primeira palestra, de acordo com o hematologista e oncologista pediátrico, Osvaldo Alves de Menezes Neto, o encontro ampliou as orientações para pais e mães de assistidos do GACC/SE, sobre a anemia falciforme. "Qual a melhor maneira de cuidar do paciente com a doença, tanto em casa, como em ambiente hospitalar? É cuidar do futuro delas, trazer melhorias de vida, para que sejam adultos mais saudáveis, com a orientação familiar adequada”, respondeu.
O oncologista salienta que atualmente, graças ao teste do pezinho, o diagnóstico precoce é ampliado na sociedade. “É muito mais fácil para gente, como hematologista, receber uma criança tranquila, sem sintomas, sem complicação, no momento em que nasce, após o teste do pezinho, já se faz um trabalho de prevenção, para não descobrir a doença numa fase mais tardia”.
Na segunda palestra, o advogado Guilherme Silva Teles Costa destacou a importância de dialogar com os pais de assistidos do GACC/SE, de como funciona o Benefício de Prestação Continuada (BPC-LOAS), conhecido como LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social) no INSS. “Quais são os requisitos básicos para que esses pais tenham o benefício? Todos os pais recebem? Falamos sobre os principais requisitos com exatidão, de quem tem direito ao benefício assistencial e não previdenciário”, disse.
Projeto Encontros
O projeto tem como objetivo proporcionar aos pais e responsáveis das crianças assistidas pelo GACC/SE, momentos reflexivos com temas relevantes para a formação e o enfrentamento da doença.
São realizadas atividades como organização e zelo de sala, materiais, recepção de participantes, doação e organização de lanches, presentes para pais aniversariantes, atividades recreativas com crianças na brinquedoteca.
Por Tíffany Tavares - Assessoria de Comunicação GACC/SE
Av. Desembargador Maynard, 654 - Cirurgia
Fone: (79) 3211-5642 - 99146-4544
Segunda a Sexta das 07h às 18h.
Sábado das 07:00h às 12:00h
Av. Desembargador Maynard, 590 - Cirurgia
Fone: (79) 3214- 9513 / 98172-9409
Terça a Sexta das 09h às 11h30 e 14h às 17h30
Rua Porto da Folha, 1140 - Cirurgia
Fone: (79) 3216-3737
Segunda a Sexta das 08h às 18h.
Sábado das 08:00h às 12:00h
Avenida Liberio Monteiro, 353 - Centro - Lagarto/SE
Fone: (79) 99921-9664
Apenas por Agendamento