Acontece no GACC

GACC/SE marca presença no 9º TJCC em São Paulo

Publicado no dia 10/10/2022 por

Fomentar conhecimento, amor, troca de experiências e melhoria na qualidade dos serviços de assistência social e de saúde aos seus acolhidos, com humanização. Foi com esse objetivo que o Grupo de Apoio à Criança com Câncer de Sergipe (GACC/SE) participou ativamente da 9ª edição do Congresso de Oncologia Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC), realizado nos dias 27 a 29/9/22, no WTC Events Center, em São Paulo.

O TJCC é uma iniciativa da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) e outras 200 organizações da oncologia no país, que fomentam a implementação e aprimoramento da Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC) em todo o Brasil. O 9º TJCC também celebrou os 20 anos da Abrale.

Equipes do GACC/SE da área de saúde, diretoria e comunicação estiveram presentes com a finalidade de coletar conhecimento dos mais diversos assuntos e transmitir o mais atualizado conteúdo sobre oncologia no país, não apenas para para seu público assistido, mas também para toda a sociedade.

De acordo com a gerente geral do GACC/SE, Ulla Ribeiro, esta é a nona edição que a instituição sergipana participa. “É uma troca de informação muito rica, conhecer as novidades sobre o câncer, os investimentos que estão sendo aplicados em pesquisas na área da saúde sobre o tema. Nós como entidade civil temos um papel de buscar novos conhecimentos e levar o melhor para nossos pacientes, por isso, o GACC/SE visa capacitar e envolver toda a equipe multiprofissional. Parte dela, que lida diretamente com o paciente, como enfermeira, pediatra, assistente social e odontóloga participaram do evento nacional, para oferecer um atendimento ainda mais humanizado e melhorar a qualidade de vida não apenas dos pacientes acolhidos, mas também do cuidador, da família”, assegurou.

Para a pediatra do GACC/SE, Aretha Machado, participar do 9º TJCC foi uma experiência enriquecedora. “Foi a primeira vez que participei na forma presencial, já tinha explorado o formato on-line e me encantei ainda mais com o evento. Fiquei maravilhada com a qualidade dos temas e palestrantes, a estrutura e a organização. Além disso, vimos no congresso a rica vivência de todo o processo da doença e da cura com depoimentos dos próprios pacientes, não apenas dos profissionais da área da saúde. Sou muito grata pela oportunidade”, afirmou.

A aracajuana, paciente de leucemia mielóide crônica e membro da Abrale, Vanessa Melo, declarou que foi bem acolhida em Sergipe, como paciente do Sistema Único de Saúde (SUS), mas revela ter enfrentado algumas dificuldades comuns em várias regiões do Brasil. “Infelizmente ainda acontece, faltam exames e medicação, para o acompanhamento e tratamento do câncer. A Abrale é um porto seguro, uma ong que luta pelo direito do paciente, nas políticas públicas e no sistema privado. É nossa referência no tratamento oncológico no Brasil. Digo aos amigos de Sergipe que trouxe eles no coração. Participei do evento por mim e por cada um deles. Precisamos entender o processo em que vivemos com a doença, conhecer nossos direitos e precisamos lutar por isso”, argumentou.

Na vasta programação do 9º TJCC, diversas mesas redondas com temas ligados ao Câncer aconteceram concomitantemente. Confira alguns dos assuntos abordados por especialistas, gestores, instituições, pacientes e jornalistas de todo o Brasil. São eles: 

  • “Planos de Governo e as prioridades para a saúde : Oncologia em pauta?”

  • “Contribuições da Telessaúde e da Telemedicina para a transformação digital e inovação em saúde”

  • SUS mais eficiente! Gestão e instrumentos regulatórios como ferramentas

  • Jornada do paciente oncológico

  • Oncogenética: a identificação dos genes de predisposição e a prevenção de câncer

  • Biomarcadores oncológicos e a relevância no diagnóstico

  • Caminhos para a sustentabilidade do SUS: o que precisa ser revisto

  • Mães solo no mapa do câncer

  • Jornada do paciente oncológico pediátrico, entre tantos outros.

A equipe de comunicação do GACC/SE realizou cobertura jornalística do evento, com entrevistas de vídeo e de áudio com pacientes, gestores de instituições e renomados profissionais da área de saúde e da comunicação brasileira.

Quer conhecer o trabalho do GACC/SE? Acesse www.gacc-se.org.br e torne-se um doador, parceiro ou voluntário, através da nossa central de atendimento, por meio do telefone (79) 3216-3737 ou pela chave pix: 79 99146-4544.

Por Tíffany Tavares - Assessoria de Comunicação GACC/SE. 

Fotos: Evertton Marques 

 

 

 

 

Casa de Apoio Alegria e Esperança

Av. Desembargador Maynard, 654 - Cirurgia
Fone: (79) 3211-5642 - 99146-4544

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta das 07h às 18h.
Sábado das 07:00h às 12:00h

Bazar GACC

Av. Desembargador Maynard, 590 - Cirurgia
Fone: (79) 3214- 9513 / 98172-9409


HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Terça a Sexta das 09h às 11h30 e 14h às 17h30

Anexo GACC

Rua Porto da Folha, 1140 - Cirurgia
Fone: (79) 3216-3737



HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta das 08h às 18h.
Sábado das 08:00h às 12:00h

Núcleo Lagarto

Avenida Liberio Monteiro, 353 - Centro - Lagarto/SE
Fone: (79) 99921-9664


HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Apenas por Agendamento