Ainda em continuidade das atividades do Setembro Dourado, o Grupo de Apoio à Criança com Câncer de Sergipe (GACC/SE) realizou no dia 22/9, capacitação sobre identificação dos sintomas do câncer infantojuvenil, para profissionais da saúde do município da Barra dos Coqueiros. A ação é uma parceria entre as instituições e contou com a participação de médicos, enfermeiros, odontólogos e acadêmicos do curso de enfermagem integrantes da equipe de Saúde da Família.
O oncologista pediátrico Venâncio Gumes ministrou palestra e abordou o tema “Diagnóstico precoce, sinais e sintomas do câncer infantojuvenil”. “A doença é a principal causa morte em crianças e adolescentes no Brasil, mas cerca de 80% dos pacientes podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados”, afirmou.
A secretária executiva de Saúde da Barra dos Coqueiros, Janaina Amarante, explicou que a iniciativa é de extrema importância e contribui para ampliar os conhecimentos dos profissionais da equipe de Saúde da Família. “A partir da capacitação, poderemos ampliar nossos serviços e atender às demandas do município. Por isso, é tão importante que os profissionais saibam identificar os casos e encaminhá-los para o tratamento adequado”, ressaltou, acrescentando que outras ações de capacitação com o GACC/SE, estão previstas.
Ascom GACC/SE, com informações do site da Prefeitura Municipal da Barra dos Coqueiros.
Copyright © Todos os direitos reservados
Desenvolvido pela IDEIAUP