Notice: A session had already been started - ignoring session_start() in /home/u965583908/domains/gacc-se.org.br/public_html/include/essential.inc.php on line 2
18/9- GACC/SE marca o Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma - GACC - Grupo de Apoio a Criança com Câncer - Sergipe

Acontece no GACC

18/9- GACC/SE marca o Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma

Publicado no dia 18/09/2022 por

18 de setembro é o Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma e para marcar a data, o Grupo de Apoio à Criança com Câncer de Sergipe (GACC/SE) realizou sábado, 17/9, o projeto De Olho nos Olhinhos, no Riomar Shopping em Aracaju, com objetivo de alertar a sociedade sobre o mais comum tumor ocular na infância, o retinoblastoma.

A data 18/9 foi instituída pela Lei nº 12.637/2.012, tem o objetivo de alertar a sociedade sobre a importância da detecção precoce do retinoblastoma, fator indispensável para garantir bons resultados no tratamento.

O retinoblastoma é um tipo raro de câncer ocular, mais comum em crianças e responde por 3% dos cânceres infantis, pode ter caráter hereditário, o que ocorre em 10% dos casos, chegando a cerca de 400 casos por ano no Brasil. Trata-se de um tumor maligno raro originário das células da retina (parte do olho responsável pela visão) afetando um ou ambos os olhos.

Uma publicação do Instituto Nacional do Câncer (INCA) revela que a incidência de retinoblastoma no Brasil é o dobro da registrada nos Estados Unidos e na Europa. Enquanto algumas cidades brasileiras registram entre 21,5 e 27 casos desse câncer, por milhão, nos EUA, esse valor varia entre 10 e 12 casos, por milhão. Segundo os pesquisadores do INCA, o estudo brasileiro na área será ampliado para tentar descobrir os motivos que expliquem essa diferença, como fatores ambientais, alimentares ou genéticos. 

A oftalmologista e voluntária do GACC/SE Denise Barros destacou sobre a atenção dos pais e da sociedade sobre os sinais e sintomas desse um tumor que tem tratamento e tem cura. “90% de todos os retinoblastomas, acontecem em crianças de até 5 anos de idade. Por isso, pelo menos a cada seis meses é importante a realização do teste reflexo vermelho, ou teste do olhinho. Os próprios pais podem perceber tirando uma foto com flash do rosto da criança. Se tiver um reflexo branco no olho, procure o oftalmologista. Outros sintomas como estrabismo e movimento irregular do olho, por exemplo, são sinais de alerta. Destaco que preservar a visão é também preservar a vida. Esse tipo de ação que o GACC/SE segue fazendo é de suma importância. Sou grata em participar desse projeto”, enfatizou Denise.

A enfermeira Noélia de Jesus Andrade, diagnosticada aos três anos de idade, com retinoblastoma, foi acolhida pelo GACC/SE e hoje, aos 33 anos de idade, é voluntária e coordenadora do projeto Saúde da instituição. Ela alertou que a finalidade nesta data especial é conscientizar os pais a identificarem os sinais e sintomas do Retinoblastoma em crianças. “Um deles é o olhinho de gato, quando tiramos uma foto e observamos reflexo branco no olho. Todo cuidado é pouco. É preciso investigar com frequência”.

Antônia Kássia Rosário Silva Torres levou a filha de dois anos, Isabel Maria Silva Torres para a ação, conversou com a oftalmologista do Projeto De Olho nos Olhinhos de Aracaju, e saiu feliz por descartar os sintomas. “Prevenir é o melhor remédio. Por cuidado eu já levei minha filha no oftalmologista há uns meses. Temos que acompanhar a saúde dos nossos filhos. Essa ação do GACC/SE amplia a conscientização da sobre o acompanhamento médico desde o nascimento da criança. Informação é sempre importante e a doença não espera”, aconselhou.

Diagnosticado com câncer quando tinha 17 anos de idade, Gilmar dos Santos foi acolhido pelo GACC/SE e hoje é funcionário, voluntário e pai de uma criança de um ano e três meses. Ele suspeitou de uma mancha no olho da filha, procurou a oftalmologista da instituição no local e esclareceu todas as suas dúvidas. “A médica explicou que o reflexo da claridade do olho de minha filha é normal. Estou aliviado. Esse tipo de ação é muito importante para orientar as pessoas sobre o retinoblastoma. A sociedade só tem a ganhar”, afirmou.

“De Olho nos Olhinhos” é uma campanha nacional criada pelo apresentador Tiago Leifert e sua esposa, Daiana Garbin com objetivo de conscientizar a sociedade, sobre a atenção aos sinais e sintomas do Retinoblastoma. A filha do casal, Lua, foi diagnosticada com a doença em 2021, com apenas 11 meses na época e segue em tratamento.

Por Tíffany Tavares - Assessoria de Comunicação GACC/SE

Confira as fotos do evento:

 

Casa de Apoio Alegria e Esperança

Av. Desembargador Maynard, 654 - Cirurgia
Fone: (79) 3211-5642 / (79) 99146-4544

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta das 07h às 18h.
Sábado das 07:00h às 12:00h

Bazar GACC

Av. Desembargador Maynard, 590 - Cirurgia
Fone: (79) 3214- 9513 / 98172-9409

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Terça a Sexta das 09h às 11h30 e 14h às 17h30

Anexo GACC

Rua Porto da Folha, 1140 - Cirurgia
Fone: (79) 3216-3737

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta das 08h às 18h.
Sábado das 08:00h às 12:00h