Notice: A session had already been started - ignoring session_start() in /home/u965583908/domains/gacc-se.org.br/public_html/include/essential.inc.php on line 2
19 /8 - Dia Mundial da Doação do Leite Humano/ Agosto Dourado: incentivo ao aleitamento materno  - GACC - Grupo de Apoio a Criança com Câncer - Sergipe

Acontece no GACC

19 /8 - Dia Mundial da Doação do Leite Humano/ Agosto Dourado: incentivo ao aleitamento materno 

Publicado no dia 19/08/2022 por

19 de agosto: Dia Mundial de Doação do Leite Humano

O Dia Mundial de Doação de Leite Humano é celebrado no dia 19 de agosto, com a proposta de promover o aleitamento materno e destacar a importância da doação de leite para os bancos de coleta.  

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) mostram que cerca de 6 milhões de vidas são salvas por ano com a ampliação das taxas de amamentação até o sexto mês de vida. Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite materno, basta estar saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação. 

No Brasil, a proporção nas doações de leite é de uma mulher doadora para cada 12 mulheres assistidas. Nos últimos 22 anos, mais de 3,2 milhões de bebês receberam leite materno doado no país. 

Vale lembrar que as mulheres que estão amamentando e possuem leite em excesso podem entrar em contato com os bancos de leite em Aracaju, as doações podem ser feitas ao:

  • Banco de Leite Humano Marly Sarney, localizado na Rua Mato Grosso, s/n, Bairro José Conrado de Araújo. Telefone (79) 3226-6301. Instagram: @bancodeleitemarlysanrey

Agosto Dourado

Agosto Dourado é o mês que referencia a importância do aleitamento materno no Brasil e o Grupo de Apoio à Criança com Câncer de Sergipe (GACC/SE), alerta para a temática, no intuito de conscientizar sobre a recomendação do ato, pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com a OMS é recomendável, o aleitamento materno de forma exclusiva até os seis meses de vida e a manutenção dele com complemento nutricional, até os dois anos ou mais.

A dentista do GACC/SE, Rayle Monteiro explica que o aleitamento deve ser estimulado, pois além de nutrir o bebê, o ato fisiológico da sucção na mama da mãe estimula o desenvolvimento dos ossos e trabalha a musculatura da face, ajudando no desenvolvimento e fortalecimento desses músculos e garantindo o posicionamento dos dentes e uma boa formação deles. 

“Além disso, o bebê também desenvolve a respiração nasal e posicionamento da língua enquanto mama, e isso contribui no desenvolvimento da fala. Os benefícios da amamentação vão muito além da nutrição da criança, o acompanhamento odontológico nesse período é muito importante, juntamente com toda equipe multiprofissional”, completa.

O GACC/SE apoia o aleitamento materno, diante de todos os benefícios confirmados por diversos estudos científicos, tanto para o bebê, quanto para a mãe. Você que é mãe, gestante ou lactante agende sua consulta para mais informações.

Por Tíffany Tavares - Assessoria de Comunicação GACC/SE

 

Casa de Apoio Alegria e Esperança

Av. Desembargador Maynard, 654 - Cirurgia
Fone: (79) 3211-5642 / (79) 99146-4544

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta das 07h às 18h.
Sábado das 07:00h às 12:00h

Bazar GACC

Av. Desembargador Maynard, 590 - Cirurgia
Fone: (79) 3214- 9513 / 98172-9409

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Terça a Sexta das 09h às 11h30 e 14h às 17h30

Anexo GACC

Rua Porto da Folha, 1140 - Cirurgia
Fone: (79) 3216-3737

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta das 08h às 18h.
Sábado das 08:00h às 12:00h