Acontece no GACC

A pandemia também trouxe mudanças no cotidiano do trabalho voluntário na instituição

Publicado no dia 01/03/2021 por

 A pandemia trouxe uma mudança no cotidiano das famílias brasileiras, ainda em processo de um novo normal que nos remete a seguir regras sanitaristas para o convívio social seguro, muitos setores sofreram com as mudanças e tiveram que se adequar aos decretos e orientações dos profissionais de saúde. Podemos aqui falar de um grupo que não tem sido tão lembrado, mas é importante para as instituições que dependem desses para a continuidade dos projetos. Já sabe de quem estamos falando? Sim, dos voluntários, que dedicam parte do seu tempo a estarem nas instituições levando o que há de melhor. O amor ao próximo!

No Gacc Sergipe existem cerca de 150 voluntários inseridos em projetos desenvolvidos junto aos usuários. Será que esses voluntários estão afastados das suas atividades devido a pandemia? Quem explica como está sendo o trabalho deles dentro da instituição é a coordenadora de voluntários Graziele Monteiro. “ – Apesar de termos que manter o distanciamento, os voluntários se mostraram interessados em ajudar multiplicando informações sobre a instituição mobilizando pessoas através das suas redes sociais. Disse Graziele.

Ainda segundo a coordenadora de voluntários Graziele Monteiro algumas ações foram feitas: “Fizemos a entrega de cartas aos profissionais de saúde com frases de incentivo e agradecimento, foram feitos kit festa para os nossos acolhidos aniversariantes, doação de álcool 70 e alimentos para compor a cesta básica com entrega na casa dos acolhidos”.

O Voluntário Johnata que realiza o trabalho voluntário em um dos nossos projetos da instituição relata o seu sentimento neste momento: “ Com esse distanciamento causado pela pandemia, meu sentimento é de tristeza, medo e insegurança por conta da dificuldade que é manter próximo das pessoas que precisam da minha ajuda”.

A instituição para tentar manter o voluntário em sintonia com o trabalho, realizou reuniões e congressos on-line, são feitas lives, TBT com as fotos do trabalho voluntário nas redes sociais, entre outras ações.

Por ser um trabalho voltado na área de saúde com pacientes oncológicos a maioria dos projetos foram suspensos, como forma de prevenção neste momento que estamos vivendo. Alguns projetos estão retornando agora seguindo todos os protocolos sanitários e inserindo novamente esses voluntários no apoio aos acolhidos.

Segundo o IBGE, cerca de 7 milhões realizam algum tipo de trabalho voluntário no Brasil em diversas áreas, amenizando a desigualdade social, levando amor e esperança aos menos favorecidos.

O Gacc Sergipe é uma instituição que há 21 anos presta um relevante serviço na área oncologia do Estado de Sergipe, acolhendo pacientes oncológicos infantojuvenil e oferecendo apoio necessário para o tratamento humanizado.

Casa de Apoio Alegria e Esperança

Av. Desembargador Maynard, 654 - Cirurgia
Fone: (79) 3211-5642 - 99146-4544

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta das 07h às 18h.
Sábado das 07:00h às 12:00h

Bazar GACC

Av. Desembargador Maynard, 590 - Cirurgia
Fone: (79) 3214- 9513 / 98172-9409


HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Terça a Sexta das 09h às 11h30 e 14h às 17h30

Anexo GACC

Rua Porto da Folha, 1140 - Cirurgia
Fone: (79) 3216-3737



HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta das 08h às 18h.
Sábado das 08:00h às 12:00h

Núcleo Lagarto

Avenida Liberio Monteiro, 353 - Centro - Lagarto/SE
Fone: (79) 99921-9664


HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Apenas por Agendamento