Vitória para os pacientes que lutam contra o câncer.
Foi aprovado no Senado Federal a PL 6330/19, de autoria do Deputado Reguffee, tendo como relator o Senador Romário, que tem como proposta facilitar e liberar o acesso a quimioterapia oral para pacientes com câncer. O projeto diz, que assim que os medicamentos orais estiverem registrados na Anvisa, sejam oferecidos pelos planos de saúde.
O projeto segue agora para aprovação da Câmara dos Deputados e esperamos que os Deputados, inclusive do nosso Estado, votem a favor da vida, para o bem dos pacientes oncológicos que lutam diariamente para vencer o câncer.
" Para muitos, mais uma PL aprovada, mas para nós pacientes oncológicos uma grande vitória. Poder pensar na possibilidade de não passar por todas as dores que uma quimioterapia intravenosa nos causa, é uma sensação de alivio. Eu posso afirmar com total e absoluta certeza que a quimioterapia oral vai ajudar os pacientes a encarar o câncer de uma forma menos dolorosa. Só nós sabemos o quanto dói todas aquelas furadas para tentar pegar um acesso para quimioterapia". Afirma a acolhida Larissa de 19 anos que luta contra um câncer há 1 ano. Ela finaliza dizendo: A luta é árdua e longa, e essa Lei, torna a caminhada mais fácil e ajuda muito".
Para o Dr. Fernando Maluf, um dos fundadores do Instituto Vencer o câncer (Ivoc), diz " que em grande parte dos casos, por não ter um substituto intravenoso, essas substâncias também apresentam maiores possibilidade de cura, melhores condições de sobrevida, de controle da doença e dos sintomas".
Que o Projeto de Lei seja aprovado pela Câmara dos deputados em Brasília o mais rápido possível e que não fique só no papel.
Copyright © Todos os direitos reservados
Desenvolvido pela IDEIAUP