Acontece no Gacc

Gacc recebe doações de cabelos para confecção de perucas

Os cabelos, além de fazerem parte da identidade do indivíduo, são um fator importante no desenvolvimento da autoestima e da vaidade, principalmente nas mulheres.

Durante o processo da quimioterapia a queda dos cabelos é muito comum, entretanto ninguém está totalmente preparado para passar por essa situação. Uma forma de lidar melhor e diminuir, mesmo que minimamente, a dificuldade dessa fase do tratamento é optar pelo uso de perucas.

 O Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC/SE), recebe, mensalmente, inúmeras doações de mechas de cabelo para a fabricação de perucas.  O projeto Doe Amor fez, pelo segundo ano consecutivo, uma doação considerável à instituição.

“É uma campanha que começou em 2017, arrecadamos até mais ou menos abril de 2018 e trouxemos a primeira remessa que tinha 69 mechas de cabelo, no ano passado, fizemos campanha até abril desse ano e conseguimos mais de 100 mechas de cabelo”. Conta Mariana Santana Vasconcelos, coordenadora do projeto.

Júlia Beraldi, integrante do projeto, fala um pouco sobre a campanha de arrecadação: “A ideia é mudar a logística de quando você passa no vestibular, porque geralmente todo mundo raspa a sobrancelha e percebendo isso a presidente do Doe, propôs pra toda equipe lançar a campanha, chamada de aprovação da esperança, que seria passar nos colégios divulgando, falando que se você tivesse interesse, ao passar no vestibular, sua comemoração poderia ajudar outra pessoa e você daria o cabelo, a gente junta todos e depois que acaba o prazo nós trazemos.”

Larissa Souza, acolhida do GACC, que está em tratamento há cinco meses, fala sobre a queda dos cabelos: “Pra algumas mulheres ter cabelo é ter vaidade, quando a gente perde o cabelo sofre muito com isso, então acho muito importante a peruca”.

As doações devem ser feitas na recepção do GACC na Av. Desembargador Maynard, 654 - Bairro Cirurgia, de segunda a sexta das 7h às 18 e nos sábados das 8h às 12h. E são aceitos todos os tipos de cabelo a partir de 20 cm.