Acontece no Gacc

CRAS recebe serviços do Projeto Estrela Guia

O Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC) levou o Projeto Estrela Guia para a comunidade do Bairro Coroa do Meio. Os serviços foram ofertados no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Benjamim Alves Carvalho para cerca de 40 pessoas. As ações na unidade foram iniciadas com um saboroso café da manhã em clima de confraternização.

O Projeto Estrela Guia faz o diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil e outras doenças com a proposta da educação continuada aos profissionais da saúde do município de Aracaju. O projeto tem ainda como objetivo principal contribuir com a redução do tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento. O Estrela Guia recebeu recursos do Fundo da Criança do Conselho Municipal de Aracaju dos Direitos da Criança e do Adolescente para atuar na capital. Através de um chamamento público, o GACC foi selecionado e recebeu R$ 60 mil para ofertar o projetos a população.

NO CRAS da Coroa do Meio, o projeto foi iniciado com uma palestra para os pais de crianças e adolescentes. A palestra foi ministrada pela oncologista Tatiana Pavione, fazendo um alerta aos sintomas e explicando sobre às doenças na infância e sobre o câncer infanto-juvenil.

“O projeto é realizado em duas etapas. Na primeira acontece a capacitação para os profissionais de atenção básica. Oferecemos capacitação continuada através da parceria com a Onco Ensino da Abrale que permite cursos online para toda a equipe multidisciplinar da Atenção Básica com assuntos relacionados  a oncologia. A segunda etapa é o atendimento  ambulatorial com a oncologista pediátrica Tatiana. Temos um consultório móvel que é adaptado aos atendimentos nas regiões. Ou seja aquelas que apresentam algum sinal e sintomas relacionados à patologia são atendidos”, explica a enfermeira e coordenadora do projeto, Noélia de Jesus Andrade.

O projeto ainda disponibiliza serviços de aferição de pressão arterial, verificação de glicemia capilar, escovódromo com orientação sobre higiene bucal e aplicação de Flúor e consultoria com a assistente social Ana Elisa.