Acontece no Gacc

Estamos com inscrições abertas para novos voluntários

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quatro em cada cem pessoas realizaram trabalho voluntário em 2016. Um total de 6,5 milhões de pessoas. A última estatística publicada pelo (IBGE), em 2017 mostra que houve um aumento de 12,9%, chegando a 7,4 milhões, o equivalente a 4,4% da população maior de 14 anos. No Nordeste esse total é de 3% da população.

Em Aracajú -SE, existem mais de 80 instituições beneficiadas pelo trabalho do voluntariado. Uma destas é o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC/SE), que conta, atualmente, com 130 voluntários nas áreas de capacitação e profissional. 

Para fomentar ainda mais quem deseja se tornar voluntário da instituição, estão abertas as inscrições para o processo de capacitação de novos voluntários, que acontece uma vez por ano.

A coordenadora de projetos e voluntariado do GACC, Graziele Monteiro, fala sobre o que é preciso para se tornar um voluntário: “é necessário ter mais de 15 anos, e maior de 18 para o trabalho voluntário no hospital, ter compromisso com a causa, se identificar com a missão da instituição, ter tempo disponível, de no máximo 4 horas semanais e participar das duas etapas da capacitação”

Simone Menezes Assis, voluntária do GACC há seis meses fala um pouco da experiência junto às crianças: “é marcante ver a melhora, a gente acompanha elas quando são internadas, recebem alta e voltam bem, é a maravilha daqui”. Mônica Silva, que já está na instituição há quase quatro anos, ressalta a importância de ser voluntária e se emociona: “eu cresço como pessoa, saio da minha zona de conforto, da minha casinha pra poder me doar pra outra pessoa e levar todo amor, todo carinho para aquela pessoa. O retorno que eu tenho dessa minha doação é maravilhoso”.

As inscrições estarão abertas até dia 12 de julho e são feitas na recepção da própria instituição com uma taxa fixa de R$ 50,00 referente ao material e a camisa do voluntário, que será entregue após a capacitação.