Acontece no Gacc

Padrinho do GACC, Xanddy, recebe título de Cidadão Sergipano

A Assembleia Legislativa de Sergipe entregou, no final da tarde dessa segunda-feira (3), o Título de Cidadão Sergipano ao cantor Manuel Alexandre Oliveira da Silva, o “Xanddy” da banda baiana Harmonia do Samba. A indicação foi do ex-deputado estadual Adelson Barreto Filho e foi entregue pela deputada estadual Goretti Reis (PSD). O músico também é padrinho do Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC) e embaixador das crianças que lutam contra o câncer em Sergipe.

A solenidade foi bastante concorrida e contou com as presenças de amigos e familiares do homenageado, diretoria e voluntários do GACC, como também empresários, fãs e o ex-governador Albano Franco.


“Eu recebo esse título com a maior honra e o maior carinho”, diz o cantor. Ainda segundo Xanddy, assim que ficou sabendo do convite para ser padrinho do GACC, o ‘friozinho na barriga’ se transformou em algo muito prazeroso. “No começo, causou um friozinho na barriga, mas depois as coisas foram se tornando mais tranquilas”. “A responsabilidade veio de uma maneira leve em virtude da troca de amor e carinho”, completa.


Xanddy diz que tem uma ligação muito forte com Sergipe em virtude dos grandes shows que fez no Estado ao longo de sua carreira no grupo Harmonia do Samba. “Há mais de vinte anos faço show aqui. Tenho um carinho enorme por todos. Sempre me trataram com muito carinho”, diz. “Assim que eu encontrar algum sergipano nos aeroportos, vou dizer: “você é meu conterrâneo”, brincou.
Visivelmente emocionado, Xanddy tomou a palavra: “Foi a música que me levou e leva a tantos lugares, que me traz coisas generosas que jamais imaginei receber como um Título de Cidadão Sergipano. Também quero agradecer do fundo do meu coração ao GACC, que foi o grande incentivador para que eu estivesse aqui sendo condecorado. Agradeço a todos pelo carinho (...) Vi todo mundo muito feliz, e mais feliz ainda os meus fãs que estão aqui hoje na torcida de sempre. Se não fossem vocês, talvez eu não voltasse tanto a Sergipe para cantar. Estou bastante lisonjeado e honrado e quero muito fazer jus a este Título”, comentou o líder do Harmonia do Samba.

“O Xanddy tem uma ligação forte com o GACC e se tornou padrinho em 2003 quando visitou a instituição, ficou sensibilizado e logo se prontificou a ajudar. A situação era bem delicada na época e ele fez um show beneficente e toda a renda arrecadada foi destinada ao GACC que começou a se reerguer. Com a renda, nós mudamos o local da Casa de Apoio e montamos o nosso Telemarketing. O GACC ganhou um fôlego para oferecer um tratamento mais humanizado às crianças. E o Xanddy continuou abraçando a instituição. Sempre faz questão de visitar as crianças, foi até no hospital e sempre liga para saber notícias. Ele é um grande ser humano e merece muito esse título de Cidadão Sergipano”, comemora Fred Gomes, Supervisor de Comunicação do GACC.


O Deputado Estadual Adelson Barreto Filho (PR-SE) destacou que o cantor se familiarizou com a cidade de Aracaju e abraçou o GACC de maneira singular. “Ele poderia ter escolhido qualquer outra instituição, mas fez questão de demonstrar seu amor pelo GACC”, disse. Ainda segundo o parlamentar, o músico fez questão de contribuir financeiramente com a instituição. “Ele, através dos seus shows, deu um fôlego financeiro para o GACC e possibilitou que muitas vidas fossem prolongadas”, destaca.

Ao fazer uso da palavra, Goretti Reis parabenizou Adelson Barreto Filho pela propositura e fez um histórico da trajetória de Xanddy, filho de Judite Menezes de Oliveira e Manoel Carvalho da Silva, casado com Carla Perez e pai de Camilly Victória e Victor Alexandre. “Aos oito anos ganhou de sua amada avó um violão de brinquedo que despertou sua veia artística, despontando no cenário musical aos 16 anos”, comentou a deputada.

Goretti pontuou que, além do sucesso profissional, Xanddy também é embaixador das crianças com câncer do Estado de Sergipe, apadrinhando os trabalhos desenvolvidos com as crianças do Gacc (Grupo de Apoio à Criança com Câncer) desde 2005. “Mais que de braços abertos, Sergipe te recebe de coração feliz. Em boa e feliz hora o deputado Adelson Barreto Filho propôs a concessão dessa Cidadania. E aqui não se trata de uma formalidade, mas uma declaração de amor fraterno àquele que reconhecemos como irmão, que ficamos alegres em ter como irmão”.

Por fim, Goretti pontuou que Xanddy é um cidadão que se dedica a cuidar das pessoas, que divide seu tempo e seus recursos com os que necessitam. “Famoso pela alegria que expressa e transmite nos palcos, faz de forma silenciosa e discreta um grandioso trabalho de amor e filantropia em nosso Estado, trabalho que começou em 2003, quando sensível às dificuldades do GACC, determinou que toda a renda de seu show fosse destinado àquela instituição. Desde então nunca mais deixou de visitar”.

“Que as bênçãos do nosso Deus se derramem sobre a sua casa de geração em geração, para todo o sempre. Sua obra musical e artística sempre será lembrada, mas sua obra pessoal jamais será esquecida. Seu brilho nunca se apagará. Sergipe faz hoje uma merecida declaração de amor a você. Nosso muito obrigado hoje é apenas um sussurro quando comparado ao som que emana das almas e dos corações das centenas de crianças que você ajuda a viver”, concluiu a deputada.

O homenageado
Por sua vez, Xanddy não escondeu a emoção com a homenagem e fez questão de agradecer a todos, em especial a música e ao Gacc. “Foi ela (música) que me levou e leva a tantos lugares, que me traz coisas generosas que jamais imaginei receber como um Título de Cidadão Sergipano. Também quero agradecer do fundo do meu coração ao Gacc, que foi o grande incentivador para que eu estivesse aqui sendo condecorado. Agradeço a todos pelo carinho”.

O artista enfatizou que desde o momento em que adentrou ao prédio da Assembleia Legislativa foi abraçado e beijado pelas pessoas. “Vi todo mundo muito feliz, e mais feliz ainda os meus fãs que estão aqui hoje na torcida de sempre. Se não fossem vocês, talvez eu não voltasse tanto a Sergipe para cantar. Estou bastante lisonjeado e honrado e quero muito fazer jus a este Título”.
Xanddy disse ainda que a homenagem lhe incentiva a fazer ainda mais pelo Gacc e que disse que ser mais presente na entidade, para poder conversar mais. “O Gacc me conscientiza muito, há um choque de realidade, Quem nunca foi lá, vá e muita gente vai perceber que vive reclamando de barriga cheia. Obrigado por tudo, meu profundo agradecimento a este Estado que me acolhe e voltarei com mais tempo, com a minha família, para curtir umas férias e conhecer locais incríveis. Eu sou só gratidão hoje”, concluiu.

Mais homenagens
Após a solenidade, o músico foi visitar o GACC e foi surpreendido com mais homenagens e festa de aniverário surpresa. Ele recebeu ainda dezenas de fãs sergipanos. "Sou muito grato a tudo isso. Meus fãs me acompanham em todos os momentos e os de Sergipe são muito especiais", vibra.