Acontece no Gacc

Projeto Estrela Guia: GACC firma parceria com Secretaria da Saúde de Aracaju

Foi firmada uma parceria entre o Grupo de Apoio às Crianças com Câncer (GACC) e a Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde, e o Projeto ‘Estrela Guia’ vai ser realizado em oito unidades básicas de saúde da capital. O GACC fez inscrição durante o chamamento público e foi aprovado pelo Fundo Municipal dos Direitos da Criança com investimento de R$ 60mil. A reunião ocorreu no dia 15 de fevereiro.

“Essa reunião com a Secretaria Municipal da Saúde foi o pontapé inicial do Projeto Estrela Guia para este ano de 2019. Houve o chamamento público, o GACC fez inscrição foi aprovado. Com o investimento que o GACC vai receber de R$ 60 vamos levar o projeto a 8 regiões de Aracaju. Os profissionais das unidades básicas vão receber orientação sobre o câncer infanto-juventil através de cursos de capacitação e palestras”, comemora a idealizadora do projeto, Regimari Dias.

As ações serão realizadas nos próximos meses, ao longo do ano. Cada mês o projeto vai ser oferecido a uma unidade básica de saúde. “Foi construída essa ponte com o poder público municipal para que a gente agende as ações nas regiões e comece a disponibilizar os serviços”, explica Regimari.

Estrela Guia
O projeto Estrela Guia foi lançado em 2017 e conta com uma Van adaptada com um consultório móvel pediátrico com o objetivo de direcionar ao diagnóstico precoce de doenças infanto-juvenis. A equipe de profissionais de saúde leva o consultório móvel totalmente equipado aos municípios, com o atendimento voltado à criança e ao adolescente.
A logística de ação e atendimento é previamente discutida entre os coordenadores do projeto e gestores do determinado município, para que o objetivo final seja alcançado. Nestes dois anos, o projeto já atendeu pacientes de mais de 10 municípios e em 2019 já tem agenda fechada na capital.