Acontece no GACC

São Cristóvão vai receber o projeto ‘Estrela Guia’ do GACC

Publicado no dia 19/04/2018 por

A diretoria da Secretaria da Saúde de São Cristóvão recebeu representantes do Grupo de Apoio a Crianças com Câncer (GACC) quinta-feira (19), conheceu o ‘Estrela Guia’ e se interessou em levar o projeto para o município. A primeira etapa será realizada no dia 7 de maio com uma palestra ministrada pelo médico oncologista Dr. Venâncio.

Adilene Passos, diretora de Atenção à Saúde de São Cristóvão comemorou a parceria com o GACC. “Estamos felizes com esta parceria de grande importância para o município. A população ganha muito com a chegada do projeto. A dificuldade em fazer exames e diagnósticos precoces da doença ainda é muito grande”.

“As equipes da saúde do município já estão ansiosas aguardando o treinamento e projeto. Todos vamos ganhar”, vibra Mariana Aragão, coordenadora da Atenção Básica de São Cristóvão.

A parceria foi comemorada também pela idealizadora e coordenadora do projeto, Regimari Dias. “Estamos felizes por este momento. Nosso objetivo é salvar vidas. Já temos dois encaminhamentos de suspeitos da doença identificados em outras edições do projeto e estamos em busca da cura e tratamento. Vamos executar a primeira etapa em São Cristóvão no dia 7 de maio. ‘Estrela Guia’ é um projeto em prol da vida”, orgulha-se.

A Diretora Institucional do GACC, Jucy Rocha, também participou da reunião. “O projeto veio para somar. Estou feliz em fechar mais esta parceria. O GACC já levou o projeto aos municípios de Divina Pastora, Simão Dias e Tobias Barreto e agora chega a São Cristóvão”.

A segunda etapa do projeto vai levar o consultório móvel para oferecer o serviço. “As crianças que passaram por uma triagem serão atendidas. São crianças que apresentam algum tipo de suspeita. A data da ação ainda será definida. Toda a equipe de atenção básica, que é a porta de entrada do sistema de saúde, deve estar atenta aos sinas de qualquer suspeita para fazer o diagnóstico precoce para conseguimos alcançar a cura”, reforça Fred Gomes.

Estrela Guia
O projeto foi lançado em setembro de 2017 com o apoio do Ministério Público do Trabalho de Sergipe (MPT/SE) e conta com uma van adaptada com um consultório móvel pediátrico e é direcionado ao diagnóstico precoce de doenças infantojuvenis, que juntamente com a equipe de profissionais de saúde, estarão envolvidos levando aos municípios sergipanos o consultório móvel totalmente equipado, com o atendimento voltado à criança e ao adolescente.

A logística de ação e atendimento é previamente discutida entre os coordenadores do projeto e gestores do determinado município, para que o objetivo final seja alcançado.

 

Casa de Apoio Alegria e Esperança

Av. Desembargador Maynard, 654 - Cirurgia
Fone: (79) 3211-5642 - 99146-4544

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta das 07h às 18h.
Sábado das 07:00h às 12:00h

Bazar GACC

Av. Desembargador Maynard, 590 - Cirurgia
Fone: (79) 3214- 9513 / 98172-9409


HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Terça a Sexta das 09h às 11h30 e 14h às 17h30

Anexo GACC

Rua Porto da Folha, 1140 - Cirurgia
Fone: (79) 3216-3737



HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta das 08h às 18h.
Sábado das 08:00h às 12:00h

Núcleo Lagarto

Avenida Liberio Monteiro, 353 - Centro - Lagarto/SE
Fone: (79) 99921-9664


HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Apenas por Agendamento