Notícias

VER TODAS

GACC tem adesão gratuita à tecnologia da Nuvem

Mais de 5 mil ONGs já foram beneficiadas

Com o intuito de apoiar projetos de inclusão digital para Organizações Não Governamentais (ONGs), a TechSoup Global, agência de assistência tecnológica sem fins lucrativos dos Estados Unidos, fez um estudo em 2012 e percebeu que 90% delas usam algum tipo de tecnologia em nuvem.

A computação em nuvem (cloud computing) é um serviço de computação que prevê o armazenamento de dados e também a utilização de software à partir de uma nuvem, ou seja, uma central tecnológica localizada a quilômetros de distância do usuário, seja ele uma pessoa física, uma empresa ou mesmo uma entidade social. Assim, quem quer acessar tais serviços precisa apenas cadastrar-se em uma das diversas plataformas disponíveis (há opções pagas e gratuitas), ter um navegador e um dispositivo com boa conexão à internet.

O Grupo de Apoio à Criança com Câncer de Sergipe (GACC/SE), solicitou o benefício gratuito de tecnologia à Associação Telecentro de Informação e Negócios (ATN) em parceria com a TECHSOUP Global, que juntas desenvolvem o Programa TechSoup Brasil, e foi acatado. Agora terá todas as suas informações seguras, através desta ferramenta, utilizando os produtos da Microsoft Office 365 e Symantec (outros programas estão sendo analisados).

A gerente de Projetos da ATN e da TechSoup Brasil, Talita Viana, relatou que mais de 5 mil ONGs, de diversos segmentos, já foram beneficiadas com pelo menos um produto e/ou serviço disponível desde 2009.

O que é?

Serviço de computação que funciona como uma rede remota, mas acessível, formado por uma infraestrutura de hardware subjacente, software e suporte técnico fornecidos através da própria internet.

Para que serve?

Para o armazenamento, acesso e compartilhamento de dados e informações por meio de qualquer dispositivo conectado à internet como smartphones, tablets ou computadores.

Quais são os serviços disponíveis?

São disponibilizados softwares, plataformas de desenvolvimento e também infraestruturas completas de Tecnologia da Informação (TI), dependendo da necessidade de cada entidade.

O supervisor de TI do GACC, Marcos Prata, avaliou que a parceria dessas empresas de software se somando à TechSoup do Brasil, foi de extrema importância para beneficiar as instituições, e o GACC foi uma delas.

“Uma licença de um aplicativo desse hoje em dia é muito caro. Então imagine a gente ter que adquirir essas licenças para vários computadores da instituição?! Ia ser uma fortuna. Mas essa parceria é um ponto muito positivo. O GACC fez o cadastro e já foi aprovado. O primeiro passo agora é que eles pediram 24h para estarmos entrando no site, observar os aplicativos que estão disponíveis, e à partir daí farei a pesquisa dos softwares que serão necessários para nossa instituição”, explicou Marcos.   

 

Quem pode usar?

Todos os funcionários e voluntários das ONGs que forem cadastrados como usuários e receberem login e senha.

Benefícios

*Criação e edição de documentos online

*Economia com gastos com infraestrutura tecnológica

*Segurança das informações

*Ampla capacidade de espaço para o armazenamento de dados

*Sincronização de arquivos

*Acesso aos dados por meio de qualquer celular, tablet e computador conectado à internet

*Facilidade no acesso simultâneo e compartilhamento de informações entre a equipe

*Criação de backups periódicos dos arquivos

 

Matéria com informações reproduzidas da Revista Filantropia 79, pela jornalista Rigeria Salado.                                     

Site da revista: www.filantropia.ong